sábado, 7 de agosto de 2010

O enigma está em Bentinho...não em Capitu.


D.Casmurro.(Sinopse)


Contexto :

Autor : Machado de Assis
Tempo Literário : Século XIX
Realismo ( psicológico)
Interiorização/Introspecção;
O homem pelo caráter.


Fases Literárias do autor :

1- Romantismo
2- Realismo ( maturidade emocional e intelectual)


Características gerais da obra machadiana:

Metalinguagem;

Digressão;

Ironia / humor amargo;

Pessimismo;

Concisão/clareza;

Estilo apurado


A obra : D. Casmurro ( 1900)

Estrutura ; 148 capítulos curtos.

O título : a ironia e a ambigüidade contidas no título ( Dom?!...)

Foco narrativo : 1° pessoa ( inseguro/ emocionalmente conturbado/ ambíguo/ fugidio)

Tempo : Cronológico – Brasil , Segundo Império – século XIX
Psicológico – pausado,lento , reflexivo, em flash back.


Espaço : Exterior- O Rio de Janeiro ( bairros e ruas em escassas descrições)
Ambiente : duas casas – Engenho Novo ( a do presente narrado)
Matacavalos ( a da memória)

Tema: a suspeita de adultério gerado por um ciúme doentio, distorcido e autodestrutivo.


Personagens :

Bento Santiago : o narrador ardiloso que busca no leitor a cumplicidade para o libelo de acusação que cria sutilmente. Um “voyeur “ do passado. (Bento Sant + Iago)

Capitolina /Capitu: o alvo do narrador, construída milimetricamente para receber a culpa que ele quer lhe atribuir. ( Capitólio- capita- cabeça).

Escobar : o “ melhor” amigo, personagem sem grande profundidade psicológica.Parte de um “suposto” triângulo amoroso.

Ezequiel : filho de Bento (?) e Capitu – pejorativamente chamado “ o filho do homem’.

D. Glória : a mãe de Bento – autoritária, dominadora, religiosa, oriunda do patriarcalismo rural, reflexo de uma sociedade burguesa..” Uma santa”.

José Dias – o agregado ( o homem livre / o clientelismo / “ viver de favores”)

Tio Cosme e Tia Justina : irmão e prima de D.Glória.


Alguns capítulos destacados:

A ópera : capítulo 9

Olhos de Ressaca – capítulos 32 e 132

Um soneto : capítulo 55

O retrato : capítulo 83


Os olhos de Capitu segundo ...

José Dias : de cigana oblíqua e dissimulada.

Bentinho : de ressaca ( crescidos e sombrios)

Em circunstancias especiais (segundo o narrador )

Olhos no chão/ fitavam e desfitavam, dizendo coisas infinitas ( bentinho e Capitu adolescentes na inscrição do muro)


Cautelosos ( quando trocou olhares com Escobar)

Embuçados (ao voltar do enterro de Escobar)

Vermelhos ( logo após a morte de Escobar)

Grandes e abertos ( fitando o cadáver)

Olhos pensativos ( segundo José dias ao, finalmente , aceitá-la )

Recolheu os olhos e meteu-os m si com as pupilas vagas e surdas ( quando Capitu soube de sua ida ao seminário).

Olhos apertados ( Capitu refletindo)

Olhos ternos e suplices ( Capitu após as brigas )

Olhos diretos, claros e lúcidos ( para a sogra)


“ O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui.(...) Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.” ( Capítulo 2)


O Soneto inconcluso ( capítulo 55)

Oh! Flor do céu! Oh! Flor cândida e pura!
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Perde-se a vida, ganha-se a batalha!

E conclui :

“ Trabalhei em vão, busquei, catei, esperei, não viram os versos (...) Pois, senhores, nada me consola daquele soneto que não fiz.”

As duas pontas da existência estão configuradas no soneto,- os primeiro e ultimo versos-, assim como estão configuradas em duas casas – Engenho Novo e Matacavalos- sem que Bentinho conseguisse atá-las .



OBS : Ninguém lê Machado de Assis para provas e vestibulares.A gente o lê para a vida,pela correção, pela elegância, pelo estilo, pelo desafio de aprender, porque ELE É IMPAR.

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